Destaque, Indústria

HISPAMAR apresenta seus três novos satélites e seu portfolio de serviços audiovisuais na SET Expo 2018

 

De hoje a 30 de agosto, a HISPAMAR, filial brasileira da operadora de satélites espanhola HISPASAT, participa da SET Expo 2018. Organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, este é o maior evento sobre conteúdo e tecnologia de mídia da América Latina e reúne em São Paulo mais de 15.000 visitantes de diversos países para debater e apresentar as inovações tecnológicas, regulamentações e novos produtos audiovisuais.

No stand da operadora (118), os visitantes poderão consultar seu portfolio de serviços audiovisuais – que inclui ofertas inovadoras – e as potentes coberturas sobre o continente americano nas bandas C, Ku e Ka, de seus três últimos satélites: o Amazonas 5 (61º Oeste), o Hispasat 36W-1 (36º Oeste) e o Hispasat 30W-6 (30º Oeste). Estes satélites são ideais para os serviços de contribuição e distribuição de vídeo, DTH (Direct to Home) e TV 4K, em especial, o Amazonas 5, que além de estar localizado em uma posição orbital favorável para a região latino-americana, possui capacidade em banda Ku BSS (Broadcasting Satellite Service), uma frequência otimizada para a prestação de serviços de vídeo, bem menos suscetível a interferências. A oferta de banda Ku e banda Ka no Amazonas 5 agrega valor aos serviços prestados, pois possibilita o fornecimento de serviços triple play através da mesma posição orbital, consolidando 61° Oeste como uma posição líder para serviços de transmissão de vídeo e de banda larga de alta capacidade.

Inovadoras Soluções Audiovisuais
Além do investimento em novos satélites, a companhia fechou diversas parcerias com empresas de tecnologia para promover a inovação e ampliar seu portfolio audiovisual. Juntamente com a empresa Global Skyware, prestadora mundial de equipamentos de comunicação via satélite, a operadora poderá oferecer serviços triple play via satélite através de modernos terminais híbridos Ku/Ka que possibilitam soluções otimizadas para este tipo de serviço. Este sistema permite a integração de serviços de televisão e dados em diferentes bandas de frequência e oferece a vantagem de se utilizar um único terminal e uma única antena tanto para receber os conteúdos audiovisuais em banda Ku, como serviços de dados em banda Ka. Também foi realizado um acordo com a empresa hiSky, com a qual está desenvolvendo modernos e pequenos terminais portáteis para comunicação, através dos quais se poderá oferecer na América Latina serviços de mensagens instantâneas, voz e dados orientados à IoT (Internet das Coisas). Essa nova tecnologia denominada “phase-array”, reduz consideravelmente o tamanho da antena e permite o apontamento eletrônico do feixe, facilitando assim a instalação e configuração do terminal para pessoas sem conhecimentos técnicos específicos.

Pioneira em Serviços em Banda C Estendida (Apêndice 30B)
Com o objetivo de fomentar o uso da banda C estendida, a HISPAMAR lançou em 2017 um programa de incentivo que viabilizou às principais operadoras de TV paga do Brasil a instalação gratuita de antenas e equipamentos que permitem a recepção de conteúdos tanto através da banda C padrão, quanto da banda C estendida, uma frequência menos vulnerável a interferências. Até então, o uso das faixas de frequência do apêndice 30B era algo inédito para as operadoras de satélite no Brasil. Apostar nesse projeto, permitiu à Hispamar um novo acordo com o canal Woohoo, um importante canal de TV por assinatura brasileiro com foco em esportes, cultura e comportamento jovem.

“Através da Hispamar e da excelente relação de anos com sua equipe comercial, foi possível realizar o sonho de distribuir o sinal do canal Woohoo em HD”, disse Ricardo Bocão, sócio fundador do Woohoo. “A Hispamar investiu pesado, implantando antenas de recepção nas principais cabeças de rede do Brasil, o que nos deu segurança para escolher o satélite Amazonas 2 para a distribuição de nosso conteúdo em HD, um passo muito importante na trajetória de 12 anos do canal”. Segundo Sergio Chaves, Diretor de Negócios da Hispamar para a América do Sul, “Woohoo é o primeiro canal cujo conteúdo distribuímos pela banda C extendida, o que faz da Hispamar a primeira operadora satelital a fornecer um serviço de distribuição de vídeo em essa frequência no Brasil. Graças ao nosso compromisso, hoje este setor tem à sua disposição um novo tipo de frequência para transmitir seus conteúdos com alta qualidade para todo o país “.