Aeroportos, Aviação Comercial, Destaque

Encontro de especialistas do setor discutiu crescimento da indústria de aviação

A Amadeus Airline IT, líder global em soluções avançadas de tecnologia para a indústria global de viagens, promoveu na última sexta-feira, dia 20, em São Paulo, o Amadeus Airlines and Airports: Brazil Focus Day. O objetivo foi promover um debate sobre o crescimento sustentável do setor e a entrega de uma melhor experiência de usuário para o viajante. O evento reuniu representantes de companhias aéreas, aeroportos, poder público e especialistas da Amadeus para analisar o atual cenário da indústria de aviação, discutir novas regulamentações, oportunidades e desafios do mercado.
O Vice-Presidente de Aeroportos da Amadeus IT para América Latina, Mark Gallagher, expôs tendências da tecnologia para indústria de viagens. Gallagher falou sobre biometria, block chain, inteligência artificial, robótica, Internet das Coisas, realidade aumentada e segurança de dados, entre outros tópicos. “Soluções com base na nuvem permitirão a adoção mais rápida de tecnologias emergentes assim como facilitarão níveis mais altos de segurança de dados em aeroportos”, disse Gallagher.
Alexander Michael, Diretor de Transformação Digital da Frost & Sullivan, apresentou o estudo Aprimorando a proposta de valor dos aeroportos: como aeroportos podem usar a tecnologia moderna para construir valor para as companhias aéreas e passageiros”. “Os aeroportos estão agregando valor construindo um ambiente sofisticado de TI e com foco na transformação digital de processos. Além disso, ao usar a tecnologia moderna para entregar uma melhor experiência ao viajante por intermédio de melhores embarque de passageiros e reconciliação de bagagem, os aeroportos podem apoiar as companhias aéreas para cumprir seu compromisso com os viajantes. É o que temos visto em países como Austrália e os EUA “, afirmou Alexander.
Durante o evento o público também conheceu cases de sucesso, caso da companhia aérea Lufthansa, “Como embarcar 350 passageiros em 20 minutos”. Para o embarque seguro e rápido de passageiros, a empresa implementou uma solução de reconhecimento facial em parceria com Vision Box, governo norte-americano e Amadeus. A solução já está em funcionamento em alguns portões do Aeroporto Internacional de Los Angeles desde o último dia 23 de março. Para mais informações, o press release sobre o assunto está disponível em: www.amadeus.com/blog/20/03/lufthansa-boards-a380-20-minutes-biometric-technology/ .
“O evento superou as nossas expectativas. Foi a primeira edição e foi ótimo confirmar que temos oportunidades para aeroportos e companhias aéreas usar tecnologia e colaborar de forma mais próxima para melhorar a experiência do consumidor e aumentar a rentabilidade”, informou Gustavo Murad, Diretor Comercial da Amadeus Airline IT no Brasil.